terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Investindo nos jovens.


Lendo o Post feito pelo Joca e uma matéria na revista oficial do São Paulo, decidi fazer um post especial sobre o investimento na categoria de base. Começarei dando um grande exemplo mundial, o Barcelona, depois farei uma comparação com o Brasil, dizendo o que o investimento brasileiro deve melhorar.

O Barcelona é uma referência mundial quando se fala no investimento aos jovens, dando uma olhada no time titular percebi que só três atletas não foram criados em casa. Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi e Pedro foram jogadores que foram criados dentro do Camp Nou. Daniel Alves, Abidal e Villa são contratações de alto preço que se conseguiu devido aos garotos, porque os jovens que não tem potencial para agregar o elenco são vendidos, enchendo os cofres. Ainda devo lembrar que Messi, Iniesta e Xavi concorrem a melhor do mundo.

No Brasil pode-se ver que São Paulo e Santos tomam conta das seleções de base, um bom exemplo foi a final da Copa São Paulo de futebol júnior, o Grêmio ainda está se especializando nisso, chegando, para mim, em terceiro lugar, porém falarei mais sobre os times paulistas, pois ambos lucraram nos últimos anos com grandes vendas para o exterior.

Algumas grandes vendas do Santos: Robinho, Diego, André, Wesley, Alex.
Algumas grandes vendas do São Paulo: Breno, Kaká, Luis Fabiano, Hernanes.

Além disso, dentro de anos devem encher os cofres com as vendas de Neymar, Ganso e Lucas, por exemplo. Isso se deve porque o investimento não pára, o São Paulo em 2005 inaugurou o famoso CFA Presidente Laudo Natel, que eu fiquei de boca aberta quando vi o lucro e o investimento que é feito nele, estádio, hotel, milhares de campos e quadras, classes de aula e acompanhamento escolar. Além dos garotos aprenderem a jogar bola, eles ainda formam uma vida, aprendendo em boas escolas.

Acho que o que falta é a questão de controlar a venda, muitos jogadores rapidamente vão para a Europa, deixando de fora títulos pelo o seu time revelado. O São Paulo tem no time titular três ou quatro jogadores feitos em casa, Lucas, Jean, Alex Silva e algumas vezes Casemiro. Já o Santos em seu time titular, se eu não me engano, tem Rafael, Léo, Elano, Alan Patrick, Ganso e Neymar (se não esqueci ninguém). Acho que as vendas poderiam ser menos excessivas, mantendo o jogador por mais anos, fazendo como Barcelona que vende apenas os jogadores que não tem tanta qualidade assim. É o que o Santos faz, tenta manter Neymar e Ganso e não força para vender Wesley e André, por exemplo.

Guardem minhas palavras, daqui a alguns anos um time só vai conseguir glórias e dinheiro, se tiver um grande investimento na garotada. Abraços.

PS: Ainda estou aprimorando as minhas montagens.

4 comentários:

  1. Muito bom o post, só acho que vc esquceu do Alex Sandro como jogadores da base do Santos(eu acho q ele é da base). Também acho que devia citar o Cruzeiro e o Palmeiras, pois sus bases são boas.
    De resto, ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Matheus,
    Só corrige aí que o Alex Silva não foi formado no SPFC. E uma grande venda do Santos também foi o Alex, zagueiro, hoje no Chelsea.

    ResponderExcluir
  3. MATHEUS,

    Corrige ai, o Zé Love não é da base do Santos somente foi uma aposta bem sucedida feita pelo Peixe. E outra espero que daqui uns anos seja nós os meninos revelações kakkkka

    Abraços, Vitor (para vc zé)

    ResponderExcluir
  4. O Alex Sandro não veio da base e sim do Atlético-PR. Citei o Santos e o São Paulo, pois para mim são os melhores e o Grêmio pelas grandes vendas utimamente, como o Lucas. Depoios acho que o Cruzeiro e o Palmeiras tem muita força, mas observe, qual grande venda de revelção o Palmeiras fez? E o Alex Silva foi formado no SPFC, pelo menos segundo a revista oficial do São Paulo. Já vou arrumar o Zé Love e colocar o Alex. Abraços.

    ResponderExcluir