sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011


O São Paulo viveu mais um ano de baixa, não ganhou títulos e não se classificou (de novo) para a elite da América, a Libertadores. Em um ano de derrotas o que mais chamou a atenção foi as festas de Rogério Ceni, primeiro o Centésimo em cima do Corinthians e depois o Milésimo jogo contra o Atlético-MG.

Paulistão: O São Paulo fez uma boa campanha no Campeonato Paulista, se classificou em primeiro colocado e eliminou a Portuguesa em um clássico cheio de emoções na Arena Barueri. Porém não segurou o Santos, que depois vinha a ser campeão da Libertadores e do Paulistão, um 2X0 no Morumbi, em um jogo que o São Paulo havia sido muito superior.

Copa do Brasil: O Tricolor eliminou o Treze da Paraíba (em um jogo só de ida), o Santa Cruz (Perdeu em Pernambuco e venceu de maneira muito bonita na Arena Barueri) e também o Goiás (1X0 na ida e na volta). No embalo da eliminação do Paulista o São Paulo conseguiu fazer o que era bem difícil, após vencer o Avaí por 1X0 no Morumbi, conseguiu tomar a virada na Ressacada e perder por 3X1 de maneira humilhante, o jogo foi marcado pela quase queda de Carpegiani e a briga entre ele e Rivaldo.

Contratações: O São Paulo contratou 9 reforços ao todo para jogar o ano de 2011. Entre eles Rhodolfo, Juan, Rivaldo e William José vieram no começo do ano, Rhodolfo foi o que deu mais certo, apesar de ter caído de rendimento nessa reta final jogou (bem) quase toda a temporada. Juan sempre foi uma incerteza, mudava de partidas péssimas para boas, não teve quase nenhuma atuação espetacular. Rivaldo acabou vindo, virando xodó da torcida e fazendo muito pouco, fez lá os seus gols e assistências, mas também muitas vezes criou um caos entre a torcida e entre os técnicos. William pouco jogou, quando jogou, também não jogou bem, fez gol apenas em sua estreia.

No meio do ano vieram Cañete, Cícero, Piris, João Filipe e Denilson. Cañete não conseguiu apresentar quase nada de seu futebol por causa das repetitivas lesões. Cícero se encaixou no time e apesar de ter partidas boas e ruins sempre frequentava o time titular, chegou até a Seleção (ainda que de forma contestada). Piris veio para assumir o lado direito do campo, quando atuou até que atuou bem, porém suas lesões e convocações para a Seleção Paraguaia atrapalhou o jogador. João Filipe veio como emergência e se deu muito bem, fazendo grandes partidas, depois caiu de rendimento (junto com toda a defesa) e acabou fechando o ano de maneira ruim, continua sendo uma esperança para o ano que vem. Denilson veio por empréstimo, quando atuou, atuou bem, porém tomou muitos cartões, vermelhos inclusive, na vontade de lutar para a equipe, lesões também o atrapalharam, continua sendo um grande volante para o ano que vem (pelo menos até a metade).

Categorias de Base: Esse ano o número de garotos vindos da base foram cinco. Começando pelo garoto Leonardo (goleiro) que como quarto goleiro não apareceu. Henrique Miranda foi o lateral-esquedo que durante um tempo fez sombra para o baixinho Juan, porém não conseguiu se firmar (até porque não teve muitas chances), quando jogou, jogou bem, sem comprometer a equipe. Luiz Eduardo talvez tenha sido o que mais se destacou, o zagueiro mostrou habilidade tanto na zaga como na lateral, foi lateral durante um bom tempo, quando muitos estavam machucados. Rodrigo Caio subiu também e sofreu por fazer umas grandes lambanças em campo, até porque só entrou em jogo difícil, nos jogos fáceis, até que jogou bem. Dener subiu e mal jogou, entrou no final de um ou outro jogo, é um meia-armador, testá-lo seria interessante.

Brasileirão: Ainda com Carpegiani o São Paulo embalou, venceu 5 jogando muito bem logo no começo do campeonato, se tornou líder, porém seguido disso perdeu 3, incluindo uma goleada tomada do Corinthians. Depois disso viveu uma irregularidade, Carpegiani caiu, Milton Cruz assumiu e venceu 3, Adilson assumiu o lugar do interino, foi muito irregular e não conseguiu um bom futebol, caiu contra o Atlético-GO, mais uma vez Milton assumiu (porém dessa vez pouco) e Leão assumiu o comando, não perdeu muito, porém a situação do São Paulo já era muito difícil e o técnico não conseguiu se quer o São Paulo na Copa Libertadores.

Sul-Americana: Em um torneio que nunca ganhamos caímos muito rápido. Perdemos para o Ceará e ganhamos muito bem no Morumbi, na próxima fase ganhamos de 1X0 no Morumbi (no primeiro gol de Fabuloso em sua volta) e perdemos de 2X0 para o Libertad.

Luis Fabiano: O Fabuloso voltou para o São Paulo. Chegou com euforia colocando 45 mil no Morumbi em sua apresentação, o atacante porém não conseguiu estrear, seguido por repetidas lesões. Entrou no Brasileiro, trazendo um grande público para o clássico regional contra o Flamengo, ainda claramente sem ritmo de jogo, porém nos últimos jogos fez 3 dobradinhas e virou esperança para 2012.

Rogér100: Nosso M1TO quebrou mais um record, e não tinha maneira mais especial de acontecer. No Paulistão, Arena Barueri, um tabu para o lado do time de São Jorge. Eis que surge a figura de Ceni, com 99 gols na carreira, só precisa de uma, apenas uma falta para se consagrar, fazer história e a alegria de são-paulinos, que comemoraram como um título.

Rogér1000: E teve mais. Contra o Atlético-MG, o Milesimo jogo de Rogério Ceni, entrando para o grupo de Pelé e Dinamite, fazendo o jogo de número mil pelo seu clube. Rogério conseguiu encher Morumbi, 60 mil, ainda de sobra assistiram os gols de Lucas e Dagoberto, vitória por 2X1.

Acho que consegui falar de tudo (basicamente) que ocorreu com o São Paulo no ano, se faltou alguma coisa me avise para eu completar. Mais tarde faço uma Expectativa 2012...

Nenhum comentário:

Postar um comentário