quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Se funciona, usa!


Leão recentemente armou o time no nosso bom e velho 3-5-2. Se trata de um esquema com 3 zagueiros, dois alas, dois volantes, um meia e dois atacantes, com algumas variações.

Fomos campeões do Paulista, Libertadores, Mundial e de três Brasileiros com esse esquema, com isso não vejo nenhum mal em usá-lo, é verdade que o time fica mais ofensivo sem ele, é verdade que o time estava aprendendo a jogar sem ele, mas também é verdade que tivemos melhores resultados com esse esquema.

Pegue o exemplo de Ricardo Gomes no São Paulo, o time ia mal, muito mal. Ele colocou um esquema 3-5-2 com Richarlyson, Miranda e Alex Silva na zaga e fomos até a semi-final da Libertadores, humilhando o Cruzeiro nas quartas.

Eu realmente gostaria de ver nosso time atuando de maneira mais ofensiva, mas prefiro muito mais ver nosso time ganhando.

Para esse esquema vingar ano que vem precisamos de mais um zagueiro de ótima qualidade. Rhodolfo já não é mais o mesmo desde que recebeu propostas da Itália, João Filipe também já não está jogando do jeito que ele chegou, apesar de ainda ser muito seguro e Xandão, me desculpem, chegou muito badalado e hoje para mim é pior que Bruno Uvini e Luiz Eduardo. Uvini está machucado então jogaria com João, Rhodolfo e Uvini, nessa ordem de posições, da direita para a esquerda.

Para o ano que vem tem dois nomes que poderiam entrar nessa zaga, Breno e Coates. Ambos poderiam ocupar uma vaga e encaixar muito bem, nos nossos momentos de vitórias com esse esquema sempre tivemos zagueiros muito bons, como Lugano, Fabão, André Dias, Alex Silva, Miranda e o próprio Breno, fazendo com os dois últimos a melhor defesa que já vi.

Ganhamos também na lateral, Juan marca muito mal, ataca bem, assim poderia ter muito mais liberdade. Piris defende melhor que ataca, mas também vai bem até a linha de fundo, poderia deixá-lo um pouco mais recuado e deixar bastante liberdade para o segundo volante jogar, seria uma boa ideia.

Precisamos de resultados, não de jogo bonito. Acredito muito bem que com três zagueiros podemos assegurar a vaga na Libertadores muito bem. Pois aliás, se funciona, usa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário