quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que fazer com tanto dinheiro?


A venda do camisa 7 Lucas foi confirmada hoje.

O jogador foi vendido por 43 milhões de euros, o equivalente à 108,34 milhões de reias. Desse dinheiro 75% vai para o São Paulo Futebol Clube e o resto para Lucas, ou seja, entram nos cofres tricolores 81 milhões de reais.

A negociação mais cara da história do futebol brasileiro.

É muito dinheiro entrando no cofre de um clube e é preciso saber investir, para formamos um grande time em 2013. Com Lucas até o final do ano podemos lutar por uma vaga na Libertadores e títulos, essa vaga seria muito importante.

E é preciso saber investir com precisão, dividindo entre promessas e jogadores que completem o elenco e jogadores experientes que venham para ser titulares e trazer liderança, raça e técnica para o time titular.

São muito os nomes que surgem e obviamente os primeiros que aparecem são de ex-jogadores do Tricolor, Lugano e Kaká são os maiores alvos.

Devemos lembrar que esses investimentos só são possíveis no final do ano. Nesse momento o limite de jogos da maioria dos jogadores do Brasileiro estão estourados para negociações e contratações do exterior não são mais permitidas.

Com a boa relação com Leonardo (dirigente do PSG) e depois dessa negociação seria muito interessante a volta de Lugano, talvez com a troca de algum jogador envolvido, não sei. Sei que é um cara identificado com a torcida, vontade de ganhar e experiência em Libertadores, devemos lembrar que se vir não vai ser o mesmo Lugano de 2005, os anos passaram, mas tenho certeza que não deixou de ser o Deus da Raça.

Kaká é uma negociação dificílima. Para contratarmos teríamos que torcer que o craque que já foi melhor do mundo fique no Real Madrid, até porque se Kaká for transferido para outro clube é difícil que mude novamente em 6 meses. Penso na contratação contando que temos muito dinheiro, mas além disso dependeria de uma força de vontade do jogador, até porque a quantia pedida pelo time merengue é muito grande.

Agora, temos muito o que investir. Além de promessas que podem surgir Brasil afora, seja no interior paulista (levando como exemplos Romarinho, Ralf, Mazinho...), seja em clubes grandes.

É difícil listar nomes. Volantes estamos bem (são 8 ao todo, todos com capacidade de servir o time titular), acho que zagueiro, meia e atacantes da para investir.

Primeiramente um homem para termos no lugar de Lucas, atacante de velocidade, sei que Ademilson deu certo e tem capacidade (e muita) de continuar no time titular, mas acho que um nome experiente pode ser uma boa, não precisa nem ser tão caro, Grafite talvez, que já tem muita identificação e não sairia tão caro.

Meias estamos mais ou menos. Temos Jadson que parece que vai se firmando, no banco temos Cícero (que não pode mais ser aproveitado no meio, tem que ser volante ou atacante), Cañete (que volta de lesão), Maicon é volante e Dener é uma promessa que acho que ainda pode dar certo. Por isso o nome de um meia é forte, e é acho que devemos investir aí, junto com o zagueiro, como já disse Kaká seria um grande nome, perfeito para a volta para a Libertadores, não vou ficar encontrando nomes, acho que com uma grande investida poderíamos tentar trazer um jogador do estilo de Bernard, promessa que já vai virando realidade, joga muito.

Ganso parece que foi um nome que surgiu, não sei se existiu mais alguns falaram de uma troca entre ele e Casemiro e parece que o presidente do Santos recusou. Eu acho um jogador muito caro para quem se machuca constantemente, seu futebol não seria dois mais aproveitados, penso eu.

Por último e não menos importante os zagueiros. Tolói e Rhodolfo demonstram muita confiança, o primeiro se encaixou no time com muita raça. Acho que um bom zagueiro seria muito importante, ainda mais se quisermos continuar com três zagueiros, João Filipe é bom, mas seria um banco de luxo se vier um zagueiro experiente.

Quando penso em zagueiro penso em vários. Lugano já disse. Miranda e André Dias podem ser tentativas, com uma boa proposta não acho que seria tão difícil assim. Breno está preso, ficando fora dessa lista. Réver é um nome que me agrada, e muito, ótimo zagueiro, com muita experiência, uma operação do estilo da de Cortez seria uma boa para contratá-lo.

Não posso deixar de falar que um dos meus jogadores preferidos é Hernanes, porém foi para a Europa não faz muito tempo e tem muito a crescer por lá. É um volante/meia perfeito, toque, chute, lançamento e usa perfeitamente as duas pernas, seria um sonho de minha parte.

O investimento não deve ser só feito no Elenco. É provável que a diretoria use parte dessa quantia para melhorias no Morumbi e nas Categorias de Base (apesar de Juvenal ter dito que o CT de Cotia não precise de mais melhorias, o dinheiro seria usado para manter).

Bom, acho que é isso. Cabe a nós torcedores cobrar a diretoria de contratações bombásticas, porque com esse dinheiro é mais do que possível tornar sonhos em realidades, eu aqui no blog vou cobrar, principalmente quando a janela se abrir no final do ano.

Devo ainda lembrar que o testo de despedida já foi feito e pretendo fazer mais um quando Lucas for realmente embora no final do ano. Esse é apenas um texto (pequeno não?) de ideias do que fazer com tanto dinheiro.

Enquanto esperamos que nosso time lute com o que temos, para conseguirmos ir para a Libertadores.

2 comentários:

  1. É bom lembrar também que dos 81 mi, muito pouco irá para negociações, infelizmente. A maioria sumirá em salários, contas, dívidas, reforças, manutenção e um "leve" embolsamento dos cartolas...
    Mas enfim, pensando em nomes (retornos) acessíveis penso em Lugano, Borges, Arouca, Hernanes, Jorge Wagner, Miranda, Breno, Souza (?), Danilo e Thiago Ribeiro.

    Vi seu comentário no NFC. Uso o Photoshop para fazer aquelas imagens cara...
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Com a venda desses jogadores muitas vezes esse dinheiro é todo gastando em assuntos fora do time ou com salários.

      Dos nomes que você disse acho que Borges não viria (por ter ido ao Grêmio) e nem adianta contratá-lo pois centro-avante estamos vem servidos. De resto são bons nomes, não investiria em Arouca pois estamos abarrotados de volantes, Hernanes seria gênial, volante-meia, joga muito.

      Jorge Wagner traria ao time uma coisa que falta muito, um grande batedor de faltas. ZiDanilo acho difícil por ter acabado de construir uma história também no Corinthians, mas joga muito. Thiago Ribeiro é grande jogador, um segundo volante que falta no time. Souza já está meio desgastado, mas gosto do nome.

      Queria saber fazer no Photoshop o que você faz! hahaha onde aprendeu tanto?

      Excluir