quinta-feira, 25 de abril de 2013

Desabafo


Ontem tivemos mais uma exibição pífia da Seleção Brasileira no Mineirão, tanto do time, quanto, principalmente, da torcida.

Concordo - e muito - com os jogadores que dizem que eles se reuniram em um dia para jogar no outro, não tiveram treino algum, jogaram com pessoas que nunca tinham jogado. Aliás Seleção hoje em dia é assim e não tem o que reclamar, se Felipão teve 5 jogos nesse atual comando, teve somente 5 treinos.

Mesmo assim o time precisa render muito mais. Porque um mistão do Brasileirão tem que ser melhor que um mistão do "Chilenão". Vi jogadores se arrastando em campo, Neymar só começou a tentar e correr quando a torcida pegou no pé dele. Com mais vontade e raça teríamos uma noite muito mais feliz.

Agora, tão ridículo quanto o time foi a torcida. Na noite passada vimos que não é só a torcida paulista que é chata ao xingar os jogadores, vaiar e gritar olé para o adversário no meio da partida. Isso é totalmente anti-patriota!

A torcida brasileira é uma torcida mimada, que não ama realmente a Seleção, que não fica triste com uma derrota ou com dificuldades para dormir. O maior poder que temos para a Copa de 2014 é a nossa torcida, mas parece que não temos certeza que ela estará realmente presente e apoiando o time.

Muitos criticam torcidas organizadas, mas elas são o verdadeiro pulmão de um estádio lotado. Ontem tínhamos um estádio lotado de pessoas que gritaram "Sou Brasileiro com muito orgulho..." duas vezes e um "Brasil, Brasil", de resto xingaram jogadores, vaiaram e gritaram olé pro time adversário, ridículo! Se tivéssemos uma torcida organizada canarinha seriam musicas belas, bandeirões e menos critica durante o jogo, até porque grito no estádio tem que ser somente de apoio.

Livro nesse ponto a torcida do nordeste e norte, que são as únicas que vi nesses últimos anos apoiar incondicionalmente o time do começo ao fim da partida.

Se olharmos para os nossos vizinhos veremos um show de jogadores com vontade e torcedores que apoio. Falo do Uruguai. Estive no estádio Centenário em setembro do ano passado e assisti a um jogo da Celeste. É realmente incrível. A torcida se identifica com o time, joga junto, abre milhares de bandeirões, cantam. Além disso os jogadores correspondem em campo, jogam a vida a cada jogo.

Percebe que uma mão lava a outra. Time com vontade, faz a torcida vibrar, torcida vibrando, faz um time com vontade.

A torcida brasileira precisa rever seus conceitos de o que é torcer. O time precisa olhar a camisa que está vestindo, sonho de qualquer garoto de rua nesse imenso Brasil.

Desculpa pelo desabafo.

É que a coisa ta realmente ridícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário