quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vamos ficar assistindo?


Santos campeão Paulista, Corinthians campeão da Libertadores e Palmeiras campeão da Copa do Brasil.

Vivemos a maior seca entre os Paulistas, por incrível que pareça.

Para nós resta ter esperanças, comemorar a saída de jogadores e a entrada de outros, torcer para que o São Paulo saia da seca e para sermos campeões em um desses dois torneios, que restam, para que não sejamos o único Paulista solitário, que nada ganhou no ano.

E para isso temos dois campeonatos pela frente, o Brasileirão e a Sulamericana.

A reformulação continuou e JJ já mandou Fernandinho e Piris embora, o primeiro foi jogar o Oriente e o segundo no Sevilla. Outro que pode sair é Paulo Miranda, tão defendido por Leão e tão criticado pela torcida.

Ney Franco chegou, com boas falas, dizendo que chegou para lutar pelo título e que a resposta por resultados não pode demorar, tem que ser imediata.

Nosso novo técnico gosta muito de aproveitar jogadores da base, pessoalmente gosto muito dessa ideia, tem que fazer o investimento de Cotia valer a pena e não ficar apenas no papel. Porém os reforços também são necessários e Ney sabe disso, tanto que já disse que vai analisar o elenco e assim ver se precisa de alguma peça.

Entramos na minha opinião.

A zaga acho que está encaminhada, Tolói não é nenhum monstro mas pode assumir a titularidade ao lado de Rhodolfo, no banco temos Edson Silva e João Filipe que são razoáveis e também os jovens promissores Uvini e Luiz Eduardo, gosto muito desses dois, porém o primeiro deve ser vendido para o exterior depois das Olimpíadas, queria que Luiz ganhasse chaces, até porque quando jogou foi muito bem.

Nas laterais temos Douglas e Cortez que estão acertados e não largam o posto de titulares, na reserva de Cortez temos Henrique Miranda (porém nunca precisa jogar) e na de Douglas podemos puxar algum garoto da base (já que Piris vai embora).

Para volante temos Denilson, Rodrigo Caio e Casemiro. Denilson renovou e é titular absoluto, Rodrigo Caio e Casemiro batalham espaço para serem titulares em um esquema de três zagueiros (virando o zagueiro que sai para o jogo) ou no 4-4-2 onde sobra mais chances. Wellington está perto do seu retorno e é um grande volante, para mim é titular fácil. Fabrício está até o fim do ano de molho. Maicon e Cícero podem ser aproveitados na posição, ficam na expectativa. Acredito que um bom volante seria bem vindo, mas não é uma necessidade extrema, podem perceber que meu discurso mudou, até porque Wellington parece ter adiantado sua recuperação, Denilson renovou o contrato e Casemiro ficou apenas na lista de espera das Olimpíadas, além disso Rodrigo Caio parece estar se firmando.

Chegamos ao contestado meio-campo. Jadson parece estar se firmando, começando a jogar bem, titular. Cícero perdeu -finalmente- sua posição, não estava jogando bem e fica como uma boa opção no banco. Temos ainda Maicon que é razoável a incógnita que é Cañete, que pode retornar no fim de agosto. Lucas é um jogador a parte, é um ponta-direita que é titular em qualquer esquema, só torço para que não seja vendido. Além disso pode se subir um meia da base, João Felipe parece que está treinando com o profissional, acho que pode ser uma oportuniadade de fazer uma contratação de impacto e animar o elenco e o torcedor, um jogador do estilo Conca, Alex e Kaká.

Ao ataque. Luis Fabiano é titular absoluto. Com a saída de Lucas para as Olimpíadas, Osvaldo, que jogou muito bem contra o Coxa, deve ser o substituto. Além dele temos no banco William (que é artilheiro mas não vive uma boa fase), Rafinha (promessa) e Ademilson, um centro-avante de muito futuro, pois sabe sair da área e é veloz, acredito muito nele. Acho que um segundo atacante de qualidade seria muito bem vindo, se seguir essa linha não precisamos de muitos reforços, então podemos gastar muito em pouco, investiria em Nilmar, Giuliano ou Taison três jogadores ex-Inter, atacantes de qualidade, dribladores e que ao mesmo tempo fazem seus gols, Giuliano é um meia, mas também pode atuar como segundo atacante.


São investimentos difíceis, fiz uma análise completa do elenco e acho que não é um elenco ruim o que temos, ao contrário do que muitos pensam, se Ney Franco souber aproveitá-lo temos totais condições de ficar no G-4 e ganhar ao menos um dos dois títulos.

Tenho certeza que todos os jogadores e diretoria escutaram a festa do Palmeiras ontem, assim como escutaram a do Corinthians semana passada, isso tem que trazer gana e vontade de ganhar para os jogadores e acordar os dirigentes.

O jeito é esperar.

Um comentário:

  1. Meu caro, temos sorte. Quando estamos em "crise" disputamos semi-finais, quase classificamos para libertadores...já quando os outros estão em crise o resultado é queda para segunda divisão ou décadas de seca. Salve o Tricolor!

    ResponderExcluir