segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nós Ensinamos


Tem coisas no futebol que é muito difícil se escrever com palavras. Talvez nem precise frequentar estádio para saber disso, mas frequentando você entende ainda mais essa dificuldade de passar tudo o que viveu para um texto.

Hoje sinto essa dificuldade, de escrever sobre o momento mágico do jogo de ontem. Estive no Maracanã e confesso que ainda não caiu a ficha inteira de que o Brasil venceu a Espanha por 3X0 e mais do que isso, deu um show para a sua torcida que a muito tempo queria gritar "É Campeão" em sua própria casa.

Por isso ontem foi uma noite tão perfeita, não só para os 70 mil brasileiros que estavam no estádio, mas também para todos aqueles que vivem o futebol e vivem a Seleção Brasileira, que é algo que não devia ser jogado fora no coração de qualquer brasileiro.

E o primeiro que explodiu o Maracanã não foi Fred, foi o hino. Já tinha visto na TV, mas cantar o hino todos juntos, mais do que com a garganta, mais do que com o coração, foi algo que emocionou qualquer presente no estádio. O Espanhol sentado na minha frente ficou abismado, filmando tudo aquilo.

E depois de hino, shows, a noite não podia acabar como acabou em 63 anos atrás, o Maracanã não merecia, o Brasil não merecia, o problema é que ainda tínhamos que enfrentar o melhor time da atualidade, a temida "Fúria".

Mas acontece que futebol não é só jogado na bola, é jogado no coração, na vontade, na torcida, na explosão. Fred mostrou tudo isso e logo aos 2 minutos, aos trancos e barrancos, fez o gol, de um verdadeiro centro avante, honrando o posto que já pertenceu a Ronaldo e Romário.

Daí para frente a segurança aumentou e depois do espetacular "gol" de David Luiz, tudo se encaminhou para a vitória.

Então foi só Neymar marcar um golaço e dar o último adeus para a fama de pipoqueiro, o Maracanã estava em festa. De resto, não precisa nem se resumir, mais um gol de Fred, pênalti perdido de Sergio Ramos (ou tirado com os olhos de Julio Cesar), expulsão de Piqué e músicas que não paravam de ser cantadas por uma nação.

Para a Espanha fica o aprendizado, que só momento não ganha jogo, podem ser os melhores atualmente? Os favoritos? Podem, mas existe uma história do futebol que tem de ser respeitada, e no topo dela, com mais títulos, estamos nós, o Brasil.

Por isso é preciso pensar e respeitar antes de sair falando que o Brasil não tem chances com a Espanha ou chamando um povo de "macaco", como fizeram alguns torcedores espanhóis em redes sociais.

Então acabo com o melhor canto de ontem, que representa bem essa hierarquia:

"Quer jogar? Quer jogar? O Brasil vai te ensinar!"

2 comentários:

  1. Grande Matheus gostei da sua descriçao do jogo! Pois como vc disse; era realmente dificil descrever a emoção vivida no maracana, naquela noite; e falo como alguem que viveu participando um pouqinho do jogo! Foi incrivel ouvir o torcedor gritar : o campeao voltou!!!
    To passando pra deixar um abraço! Pois encontrei tua mae e ela me deu o cartao do teu blog!
    E desejar força e vitoria para o nosso tricolor paulista!!
    Hernanes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais gratificante para alguém que escreve em um blog do que ser reconhecido por um dos maiores craques do futebol mundial! Obrigado pela sua humildade e simplicidade!!

      Excluir