sábado, 16 de abril de 2011

Verdade?


Ontem, um vice-presidente de marketing corinthiano disse que a torcida do São Paulo é de final, "onde as frutas enchem o panetone". Desculpa, quando a rivalidade vai além do campo, ela fica chata, porém já que provocou eu tenho que retrucar, para isso fiz uma pesquisa de público pagante nos jogos do campeonato paulista, quando Corinthians e São Paulo jogavam em casa. Ainda devemos considerar que na última rodada o São Paulo joga em casa e o Corinthians fora, sugiro que vá 6 mil pessoas em Mogi Mirim. Veja os meus cálculos:

Corinthians:
22.472- Portuguesa
15.433- Noroeste
7.248- Mogi Mirim
6.587- Ituano
19.448- Santos
15.783- Grêmio Prudente
12.126- Ponte Preta
16.673- Americana
8.600- Oeste
17.260- São Caetano
Em média 140 mil pessoas frequentaram os jogos em casa do Corinthians.

São Paulo:
6.398- São Bernardo
11.743- Ponte Preta
14.483- Linense
13.830- Bragantino
26.238- Palmeiras (Maior público entre todos os jogos de São Paulo e Corinthians em casa)
8. 773- Ituano
16.840- Santo André
17. 633- Corinthians (100 pessoas já seriam o suficiente, rs.)
5.912- Mirassol
Em média 135 mil pessoas frequentaram os jogos em cassa do São Paulo.

Ainda devo lembrar que a apresentação de Ronaldo no Corinthians teve um público em média de 10.000 pessoas e a apresentação de Luís Fabiano no São Paulo teve um público em média de 45.000 pessoas. Ter estádio é fogo ?

Então eu queria pensar com o caro vice-presidente de marketing corinthiano, se o São Paulo é um time de final, por que os públicos de São Paulo e Corinthians que frequentaram o, Pacaembu, Morumbi e Arena Barueri, são quase os mesmos? Acho que de vez em quando é bom pesquisar antes de sair falando para a imprensa. Estou precisando de troco para 100 alguém tem? Abraços tricolores.

2 comentários:

  1. Matheus,

    Você tem que lembrar de vários fatores. Assim como você falou que o Luiz Paulo Rosenberg, que é um gênio do marketing, "não pesquisou" antes de falar, reflita um pouco comigo.

    Primeiramente, uma questão de proximidade da torcida ao estádio. Mais da metade da torcida do São Paulo está situada próxima ao Morumbi, enquanto toda a do Corinthians está afastada do Pacaembu.

    Em segundo lugar, os ingressos do Corinthians são mais caros do que os do São Paulo, e a torcida do Corinthians (isto NÃO É UM PRECONCEITO, É UMA AFIRMAÇÃO BASEADA EM FATOS REAIS) é, em média, de uma capacidade financeira bem menor do que a são paulina.

    Terceiro. O Corinthians viveu momentos de protestos nesta época, enquanto o São Paulo vem em uma boa fase. Pegue um momento difícil do São Paulo (sugiro o primeiro semestre de 2009) e compare com o do Corinthians.

    Quarto lugar, comparar as duas apresentações é bem diferente. Primeiramente, a apresentação do Fabuloso foi gratuita e próxima ao amontoado de torcedores, enquanto a de Ronaldo custou 20 reais (ou quatro quilos de alimentos perecíveis) e foi fora do amontoado de torcedores corintianos. Para completar, a apresentação de Ronaldo foi em um período de férias (meio de Dezembro)_ aonde muitos torcedores não podem comparecer ou por estarem em trabalho dobrado para tirar férias de final de ano ou já estão de férias_, enquanto a do Luís Fabiano foi em pleno mês de Março.

    Abraços,

    Joaquim

    PS: Uma dica importante se você quiser mesmo tocar seu planejamento de escrever sobre futebol no futuro. NÃO NEGUE O INEGÁVEL. A torcida do São Paulo é torcida de final, sim, sobretudo comparada com a do Corinthians. E isso não tem discussão.

    ResponderExcluir
  2. Joca, concordo com tudo que você disse e justamente por isso o vice presidente de marketing nao pode fazer isso. Se ele não tem capacidade financeira ele não tem o que reclamar, sendo assim o São Paulo tem mais dinheiro, São Paulo 1X0 Vice-presidente. Se o Corinthians está em má fase e não está levando muita gente ao estádio, tem situação parecida com a do São Paulo, quando está indo bem, vai ao estádio, São Paulo 2X0 Vice-presidente.
    Se foi pouco gente na apresentação do Ronaldo, falta de marketing, por que não fazer como a do Ronaldinho? Uma baita estratégia para ir bastante gente, e esse negócio das férias não é bem assim, me recordo muito bem de um jogo Corinthians X Huracán, um jogo em pleno janeiro onde o Pacaembu deu uma boa enchida, São Paulo 3X0 Vice Presidente. Eu concordo que a torcida do Corinthians é mais fanática, comparece mais e compareceria mais ainda se o ingresso fosse mais barato, porém nem tudo é tão óbvio, um dirigente do São Paulo poderia muito bem retrucar ele de outras muitas maneiras, já viu isso? http://blogdojuca.uol.com.br/2011/04/ei-voce-ai-me-da-um-dinheiro-ai/ responde tudo


    Grande Abraço

    Matheus

    ResponderExcluir